Os 13 Porquês

Resenha

Os 13 Porquês

Jay Asher






  Hannah Baker é uma suicida. E ela conta os motivos que à levaram a se matar em fitas cassete. A regra é clara: você escuta todas as fitas e depois repassa para o nome da próxima história. Se você recebeu as fitas, você é um dos treze motivos que mataram Hannah.
  Clay Jensen recebeu as fitas. e agora terá que ouvir cada um delas para descobrir qual seu papel na vida de Hannah. Ele não acredita ser um desses motivos, não poderia porque ele gostava de Hannah. Mas agora ela esta morta, e ele não pode ajudar em nada. Apenas escutando cada história, compreendendo-a e repassando ao próximo porquê.
 O autor, Jay Asher, torna visível o que ele chama de "efeito bola de neve". Ações  simples, que magoam alguém mas parecem inofensivas, quando acumuladas podem ter efeito destrutivo. Nós entramos na cabeça de Hannah e percebemos que cada simples ação que cada uma dessas pessoas causou ofendendo-a, ao somar tudo tornou-se enlouquecedor.
 Apesar que, se Hannah tivesse procurado ajuda explicitamente, sua morte poderia ser evitada. Isso nos chama a atenção para a questão de que mesmo que a pessoa esteja quieta, ela pode estar sofrendo e que, se você estiver se sentindo como a personagem principal, deve procurar ajuda para que o pior seja evitado.
  É evidente também que devemos repensar o modo como tratamos as pessoas, pois, a cada mínimo ato em sí, pode causar uma grande ferida ao total. Essa foi uma lição que Clay aprendeu, e, ao ouvir os treze motivos da Hannah e sendo impossibilitado de mudar o passado, recria seus conceitos e vai em busca de mudar seu próprio futuro.



-Carol

Comentários

  1. Já tinha ouvido fala muuuuuuuuuuuuito bem desse livro, mas, não sei por que, nunca me interessei em ler. Mas, assim que tiver dinheiro, vou compra-lo. *----*
    Bjs, Carol.

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro, é bom demaaaaaaais. Amei muito. ❤❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário